sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Virtuoses

Nos últimos anos tenho escutado muita música instrumental, principalmente de guitarristas “virtuoses”. 

Sempre tive o pé atrás com esse tipo de guitarristas, pois as músicas dos caras são tecnicamente impecáveis porém um pouco “quadrada demais”. 

Porém, pouco tempo atrás escutei o disco “Get Out Of  My Yard” do guitarrista norte americano Paul Gilbert e ele me serviu para abrir um pouco a minha mente com esse gênero de música. 

O disco é fantástico, tanto pela técnica como pelo famoso “feeling” Paul agarra os ouvintes com uma mescla de irreverência, força, delicadeza, tudo isso numa música só! (escute “Radiator”). 

O disco abre com a faixa título e a forma como Gilbert toca sua Ibanez“signature” é de cair o queixo de qualquer “mortal” das seis cordas. 

Ao longo do álbum pode-se perceber que o guitarrista colocou a arte na frente da técnica pois muitas faixas não são extremamente velozes ou complicadas mas mesmo assim cativam pela beleza da composição (“Marine Layer” é um exemplo – somente piano e violão num dedilhado suave e constante). Música para tocar para os filhos dormirem, linda! 

Não vou ficar divagando mais sobre o disco pois a net ta aí para nos ajudar com isso, né?. Também não vou ficar aqui falando muito do artista Paul Gilbert porque os links abaixo falarão por mim. Mas digo o seguinte, o cara é firmeza, cheio de estilo e o mais legal, quando ele toca, parece que é fácil, fácil. 

Para quem gosta de guitarra, um prato cheio! 

P.S. Procurem um disco chamado “Raw Blues Power” que o Paul gravou com seu tio, Jimmy Kid. Muuuiiitttooo bom. 

http://www.paulgilbert.com/ 

http://www.paulgilbert.com.br/ 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Gilbert

 Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário