sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Pink Floyd

 Nunca fui muito fã do Pink Floyd. Achava as composições difíceis de assimilar. Gostava do álbum “The Wall” mais por influência do que por vontade própria.

 Em 1994 eu vi um show da banda da turnê Pulse, que viria a ser lançada em DVD mais tarde, transmitido pela TV Bandeirantes com a narração de uma repórter que não me lembro bem e com comentários do André Forastieri, grande crítico musical (http://andreforastieri.com.br/).

 Naquele momento minha concepção a respeito da banda mudou. Talvez pelo grandiosismo do palco, das luzes e efeitos, ou talvez pela forma quase perfeita da execução das músicas ou talvez por tudo isso junto, depois daquele dia deixei os caras mais ricos, pois hoje tenho DVD’s, CD’s e tudo o mais a respeito da banda.

 David Gilmour

 Uma coisa que me deixou estupefato naquele show foi a maneira como o guitarrista e vocalista David Gilmour se manifestava no palco. Praticamente sem se movimentar em cima do palco, ele impunha respeito desfilando uma economia de notas certeiras, cheias de estilo e classe. Dono de uma pegada própria, sem exibir uma técnica extraordinária, mas extremamente eficiente esse senhor inglês fascinou aquele garoto que aprendia os primeiros acordes exatamente naquele ano de 1994. Não à toa a minha guitarra principal hoje é um modelo stratocaster. O que mais fascina na técnica de David é a forma como ele consegue manter o som da nota por períodos longos, sem perda de timbre ou afinação. Outra “manha” é a maneira como ele consegue lidar com vários efeitos (é um pioneiro nessa área).

 Por essas e outras agora fico cada vez mais pobre, pois não contente agora também me sinto na obrigação de acompanhar a obra solo desse que hoje está no top 10 dos meus guitarristas prediletos.

 Confiram:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Pink_Floyd 

http://www.davidgilmour.com 

http://www.gilmourish.com/

2 comentários:

  1. Olá, gostei de seu texto. Lhe encontrei no blog do Forastieri. Estou adicionando o seu endereço ao meu blog, ok? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cara! Adoro Pink Floyd! A capacidade dos caras de criarem um concerto de rock era impressionante, e como você disse, a reprodução das músicas ao vivo tb!!!

    FLW!!!

    ResponderExcluir