quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

The Sky is Crying e o meu amor pelo blues

É engraçado eu conhecer Steve Ray Vaughan a tão pouco tempo. Mas também é um pouco lógico.

 Eu sempre fui fã de rock n’ roll, mas não tanto de blues. O tempo foi passando e a minha mente foi se abrindo, conforme eu ia aprendendo o que realmente era MÚSICA, isso mesmo, com letra maiúscula, fui percebendo outros ritmos e artistas fantásticos, como SRV. 

Tenho um grande amigo que tinha, ou tem, não sei (faz tempo que não o vejo), uma banda que tocava rock e blues e o guitarrista deles era um prodígio. O moleque quebrava tudo e era super fã do Steve, usando inclusive uma Fender Signature SRV (fantástica!) http://www.fender.com/products/search.php?partno=0109200800. Foi aí que esse camarada me disse para procurar mais sobre o guitarrista que mudou a cara do blues nos anos 80.

O primeiro CD que comprei foi um que dei de presente para a minha esposa. “The Sky Is Crying”. Um álbum póstumo lançado um ano após a morte do guitarrista, num acidente de helicóptero. 

Fiquei chapado!. Como pode um guitarrista ser tão agressivo, técnico e tradicional ao mesmo tempo????. O álbum começa arrebentando com “Boot Hill”, segue com “The Sky Is Crying”, passa por “Empty Arms” e chega na faixa que mais me surpeendeu, “Little Wing”, clássico de Jimi Hendrix que ouso dizer que foi aqui melhorada umas dez vezes. Sacrilégio? Acho que não. Steve estende a música deixando os vocais de lado para fazer a sua guitarra cantar para nós, emocionante.

Para mim o álbum poderia acabar aqui, mas ainda tem mais e mais "Wham", "May I Have A Talk With You ", “Close To You”, "Chitlins Con Carne ", “So Excited"  e a linda acústica"Life By The Drop” completam esse clássico lançado em 1992 mas que fez parte da minha coleção uma década depois do seu lançamento.

Acredito que esse disco mudou completamente meu gosto musical. Hoje coloco um show e uma banda de blues na frente de qualquer outra, seja para comprar ou tocar. Sou um péssimo guitarrista, mas o pouco que tenho tocado tem sido voltado para esse gênero que numa primeira vista parece privilegiar muito a técnica, mas que na verdade coloca muito da emoção e feeling na pegada do instrumento.

Vida longa ao blues!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stevie_Ray_Vaughan

http://pt.wikipedia.org/wiki/Blues

http://www.bluesnjazz.com.br/

Um comentário:

  1. Vida Longa!!!

    Esse com certeza é um dos melhores guitarristas de todos os tempos, seja pela técnica ou pelo feeling, além de saber dosar a capacidade dele de tocar, fazendo com que as músicas não ficassem cansativas e enjoativas.

    ResponderExcluir