quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

1001 discos

A imagem da capa com Sid Vicious apontando uma Gibson Les Paul para você como se fosse uma arma parece uma ordem para que você abra e devore essa obra de 960 páginas que tenta, o que já é um grande feito, nos colocar o que seria os 1001 melhores e indispensáveis discos desde 1950 até 2005 (a minha edição é de 2006). 

Como toda obra que tenta condensar a história, essa é irregular. Mas prima pela diversidade e mais do que isso, muitas vezes colocar na prateleira artistas que ou foram esquecidos pelo ou simplesmente não apareceram com a devida importância na mídia do seu tempo. 

O livro é dividido por décadas iniciando na dourada 50 com um disco do mestre (gângster) Frank Sinatra “In The Wee Small Hours” de 1955. Cada trabalho é comentado dirigindo a obra e  a vida do artista naquele momento, também há a lista de música do disco em questão. 

O livro é recheado de fotos e na minha opinião as décadas de 60 e 70 são as mais legais de serem lidas, pois os discos escolhidos simplesmente contam a história do rock n’ roll e suas origens e ramificações posteriores. 

Dezenas de críticos foram selecionados para escrever as resenhas e escolher as obras e a edição geral do livro ficou a cargo de Robert Dimery. 

Eu adoro listas e essa simplesmente ser mais do que tudo como um guia, pois podemos a qualquer hora abri-la e nos deliciar com o que de melhor aconteceu na história da música nos últimos 50 anos. Para guardar e mostrar aos nossos filhos e netos. 

Um ótimo presente de natal para quem gosta de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário