sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Anos 90 - Rock Brazuca

No início dos anos 90 o rock nacional teve uma injeção de ânimo com bandas como Planet Hemp, Skank e, para mim, principalmente os Raimundos. Essas bandas junto com Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S.A., Maskavo Roots, Devotos do Ódio e muitas e muitas outras mostraram para mim que rock brazuca não se limitava a bandas dos anos 80. O rock nacional estava vivo e pulsante.
Foi uma época muito boa para a música nacional. A MTV Brasil estava em constante crescimento, a nossa moeda estava cada vez mais forte e o sentimento de otimismo com relação ao país fez com que os jovens brasileiros pudessem relaxar e curtir uns sons despreocupados se amanhã teriam dinheiro para o pão.
Foi nesse ambiente que eu estava crescendo. Já não era mais uma criança, mas ainda era um garoto, que não tinha noção do que acontecia e apenas continuava minha jornada de descobrimento com relação ao bom e velho rock n’roll.
Essas bandas que relacionei acima têm cada uma a sua maneira, uma forte influência ao meu modo de pensar o rock, que cada vez mais, se desprendia do radicalismo e se abria para uma diversidade que, musicalmente, era muito saudável e rica para mim.Planet Hemp me fez olhar o Rap, tão forte nas letras e rimas, o Skank me fez prestar atenção na qualidade do rock pop nacional, os Raimundos e Devotos do Ódio me apresentaram o punk, hardcore, Chico Science e Nação Zumbi junto com Mundo Livre S.A. mostraram o quão diverso e rico pode ser o nosso rock se não nos esquecer-mos que somos brasileiros.

Essas bandas surgiram num cenário muito favorável, tanto pelo lado comercial quanto pelo lado social e mudaram não só a minha como a cabeça de todos os jovens antenados em música daquela época. E ainda tinha muito mais por vir.

Um comentário:

  1. Pode crer!!! Eram superbandas mesmo, não perdiam para nenhuma banda gringa! Hoje eu ainda me pergunto o porque dessas bandas não serem mais lembradas pelos nossos "bons" críticos musicais. Será que o sucesso do nosso querido rock nacional sempre se limitará às margens do pagode, do samba e da MPB e nunca será uma cena de verdade, com mais de duas emissoras de rádio, programas de tv autênticos e gravadoras que zelam pelo bom rock tupiniquim?

    Bela citação sua cara!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir