quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Anos 90 - Rock Inglês

Em 1995 eu estava fazendo cursinho, pois queria entrar em uma universidade pública. Dentro do curso aprendi muitas coisas, mas o que levei de lá mesmo foi uma tremenda aula de como se fazer um bom rock inglês. Os amigos que encontrei lá eram muito diferentes do colégio, gostavam de uns sons mais malucos, menos pesados mais não menos geniais. Foi com esse pessoal que conheci The Smiths, The Cure, The Who entre outras..... 

Na época eu lia a revista Bizz e vi, num pequeno quadradinho, uma ponta de matéria sobre uma banda que começava a bombar na Inglaterra, era composta de dois irmãos geniosos e extremamente temperamentais, os irmãos Gallagher. A banda, Oasis. 

Demorou um tempinho até eu ouvir um som dos caras mas quando ouvi..... “Supersonic” entrou pelos meus ouvidos exatamente como o nome da música sugeria. Mais uma vez eu estava apaixonado por um gênero até então desconhecido de rock (para mim). 

A avalanche do que chamaram “Brit Pop” foi pesada. Oasis explodiu com “Wonderwall”, o Blur, outra banda da Inglaterra que fazia um som mesnos rock e mais pop, mas não menos talentosa, lançava “Girls And Boys” e puxava a corda para eles. A briga dos dois líderes, Damon Albarn do Blur e Noel Gallagher do Oasis ficou escrita na história depois que o guitarrista do Oasis disse que Damon e Alex do Blur deveriam morrer de AIDS. 



Outras bandas deram as caras e lucraram com o momento, bandas com músicos incríveis e com composições maravilhosas, The Verve, Radiohead, Manic Street Preachers, Charlatans UK, Pulp, Suede, Palcebo dominaram as paradas dessa metade dos anos 90. 

Como todo “movimento” movido pela indústria fonográfica o Britpop perdeu força e hoje segue com as bandas daquela época lotando estádios na Inglaterra e invariavelmente colocando hits nas paradas mundiais. 

Obs.: Oasis em S.P. EU FUI (nas duas vezes!)! 

Abraço.....

 
P.S. - Britpop, maiores informações visitem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Britpop

 

Um comentário:

  1. Aproveite cada momento como se fosse o ultimo, por que depois a vida passsa e o que voce escuta é XUXA, PATATI PATATA ,TURMA DO BARNEY E ETC......FALO MANINHO!!!!

    ResponderExcluir