quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Oasis - Dig Out Your Soul

Deve ser foda a cobrança depois de lançar não só um, mas dois dos álbuns mais celebrados de uma geração. Mesmo sendo os "temidos" irmãos Gallagher.

 Pois Liam e Noel podem dormir sossegados, pois “Dig Out Your Soul”, o mais recente lançamento do Oasis prova que a dupla ainda tem bala na agulha. 

Depois dos irregulares “Standing On The Shoulders of Giants” (2000) e “Heathen Chemistry”(2002) os irmãos ingleses surpreenderam a todos com o lançamento de “Don’t Believe The Truth” (2005), álbum que mostrou a já não tão nova formação da banda muito bem entrosada e com uma sonoridade que em nenhum momento lembrava a parede sonora pela qual a banda ficou conhecida. Talvez esse fato seja a conseqüência da liberdade de composição dada a Noel para os demais integrantes da banda, que seja.

 Apesar de insensado pela crítica, “Don’t Belive The Truth” não tinha a “pegada” dos dois primeiros álbuns da banda. Mais uma vez o fantasma da cobrança cobria os sonos de Noel, Liam e CIA.

 E não é que “Dig Out Your Soul” dissipou esse fantasma??. Veja bem, dissipou, pois nunca um disco do Oasis superará “Definitely Maybe” (1994) ou “(What’s The Story) Morning Glory?” (1995). Os tempos eram outros e os álbuns, a atitude da banda, tudo “casava” de forma a construir essa fama, essa história..... 

Mas voltando a “Dig Out.....” O álbum é excelente. A banda mostra-se madura, segura de si. As composições são ótimas, começa muito bem com “Bag It Up” e não perde o pique em momento algum. Você nota que um disco é bom quando ele acaba e você fica com gostinho de quero mais, tira os fones e o som da banda ainda fica na sua cabeça, grudada (escute o riff matador de "The Nature Of Reality" para ter essa sensação). Poucas bandas conseguem esse efeito e o Oasis é uma dessas.

 Noel continua com a maioria das composições, mas como demonstrou explicitamente em “Don’t Believe....” já não tem mais a mão de ferro deixando Liam, Gem e Andy mostrarem que também conseguem extrair boas melodias e letras como em “I’m Outta Time”, "Ain't Got Nothin'" e "Soldier On"   de autoria de Liam, "To Be Where There's Life"  de autoria de Gem e "The Nature of Reality"  de Andy Bell.

 Não há muito mais o que dizer, agora só o tempo dirá se realmente “Dig Out Your Soul” representou ou não a volta a boa forma dos irmãos de Manchester já não tão revoltados, mas ainda assim os mais mal vistos da história do rock n’ roll atual. O que importa é que continuam fazendo barulho, e dos bons!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário