quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

In The Court Of The Crimson King

Começo o ano de 2009 chamando a atenção para um disco que escutei muito no ano de 2008.

“In the Court of the Crimson King”, do King Crimson foi lançado em 1969. 

Primeiramente o que me chamou a atenção não foi o som da banda em si e sim a capa do disco. Criada pelo artista Barry Godber a figura de um ser paranóico, transmitindo um medo que arrebata qualquer um assim que os olhos pairam sobre a tela causou muito impacto na época e ainda causa (eu que o diga!)

Curiosamente o artista faleceu logo depois do lançamento do disco. Nada mais propício para fazer com que o disco tivesse uma áurea sombria.

Porém essa áurea não encobre as qualidades do disco que começa alucinante com a pesada e cheia de psicodelia “21st Century Schizoid Man” – a faixa que mais faz transparecer a infuência da capa para o artista Barry Godber.

O peso para por aí. O que em seguida é uma mistura de baladas tranqüilas “I Talk To The Wind” e “Epitaph” e psicodelia elevada ao extremo “Moonchild” e “In The Court Of Crimson King” que encerra de forma épica esse disco que marcou o fim da era hippie e anunciou, através da 1ª faixa e com sua capa clássica toda a alucinação, pavor e medo que se escondia atrás dos excessos do LSD.

Curiosamente o ano de 2009 começa bem ao estilo desse clássico da psicodelia sombria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário