terça-feira, 20 de julho de 2010

Steve Winwood


Uma das mais lindas vozes do rock.

Steve Winwood nasceu no dia 12 de Maio de 1948 em Handsworth, Birmingham, Inglaterra. Ainda criança aprendeu a tocar piano, bateria e guitarra e aos oito anos de idade já participava junto com o pai e o irmão de uma banda, a Ron Atkinson Band.

Aos 14 anos Steve juntou-se a Spencer Davis Group e começou a receber elogios e comparações pela sua bela vozr. Dessa fase pode-se colher os sucessos “Gime Some Lovin’” e “I’m a Man” .

Em seguida ao Spencer Davis Group Steve juntou-se a Jim Capaldi, Chris Wood e Dave Mason para formar o Traffic. Dessa fase destacam-se os clássicos “Dear Mr. Fantasy” e "Feeling Alright”.

Com o Traffic Steve conheceu Eric Clapton e junto com ele, Ginger Baker e Ric Grech formaram o super grupo Blind Faith que teve vida curta, mas o suficiente para marcar para sempre o mundo da música. Desse período é possível destacar dois dos maiores hinos do rock n´ roll, “Presence of the Lord” e “ Can’t Find My Way Home”.

Do final dos anos 60 ao final dos 70, Steve Winwood tocou com muita gente. É dele o órgão que escutamos em “Whit a Little Help From My Friends” cover dos Beatles que Joe Cocker gravou. Também é dele a participação como Capitão Walker no disco ópera “Tommy” do The Who. Fora isso, depois do Blind Faith Steve juntou-se com os amigos já citados em inúmeros projetos até lançar-se em carreira solo.

De 1977 até 1990, ele lançou discos continuamente e obteve vários sucessos, tanto na Inglaterra como nos EUA. São dessa época as músicas “Arc of Diver”, “Taking Back To The Night” e “Higher Love”. Interessante verificar as influências das décadas nessas músicas. Muito sintetizador e bateria compassados, típicos dos anos 80.

Em 1994 ele juntou-se com o pessoal do Traffic para mais um álbum, “Far From Home”. Ainda se lançou a compor músicas para uma animação, “Balto”, que o consumiu os anos de 1995 e 1996.

Depois disso lançou mais discos solos, o mais recente é “Nine Lives” de 2008. (Não esquecer do obrigatório disco ao vivo com Eric Clapton, “Eric Clapton and Steve Winwood Live From Madison Square Garden”).

Um artista completo, profílico e até hoje pontual na indústria da música e na influência do rock.

Obrigatório!



Nenhum comentário:

Postar um comentário