quarta-feira, 30 de maio de 2012

Temple Of The Dog





Em Março de 1990  Andrew Wood, então vocalista da banda Mother Love Bone, morre aos vinte e quatro anos, vítima de overdose de heroína.

Isso causou comoção na efervescente cena musical de Seattle, uma vez que Andrew era tido como possível maior estrela da crescente movimentação musical e comportamental da fria e chuvosa cidade norte americana.

Chris Cornell, vocalista e guitarrista do Soundgarden, outra das bandas que lentamente alcançavam os holofotes da mídia e público ficou muito sentido com a perda do amigo pessoal e junto com o companheiro de banda e baterista Matt Cameron mais os integrantes do Mother Love Bone Stone Gossard e Jeff Ament (guitarra e baixo, respectivamente) decidiram que a maior homenagem que poderiam fazer ao amigo morto era o que faziam de melhor, música!

Sentiram que ainda precisavam de um guitarrista solo e um vocal de apoio. Para isso entraram em contato com Mike McCready, amigo pessoal de Stone Gossard e um solista de mão cheia, com influências de Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan.

Para o vocal de apoio, chamaram um desconhecido Eddie Vedder, o qual Stone Gossard e Jeff Ament já tinham ouvido e gostado muito do timbre de voz. Mais tarde ele junto com Mike seriam introduzidos a nova banda de Jeff e Stone, um tal de Pearl Jam....
Eddie foi peça fundamental na gravação do hit “Hunger Strike”, uma vez que Chris Cornell não conseguia atingir os timbres e a força vocal que Eddie conseguiu. O dueto virou um clássico do grunge.

Entraram em estúdio e o resto virou história.

Intitularam a banda e o único disco com o nome “Temple of the Dog”, mais uma homenagem a Andrew, uma vez que o nome foi retirado de uma de suas músicas “Man of Golden Words”.

Essa homenagem transformou-se em um clássico do rock, com letras e arranjos lindos. Foi um sucesso tanto de crítica como de vendas.

Ocasionalmente os integrantes do Pearl Jam e Soundgarden tocam juntos algumas músicas do projeto, para lembrar e agradecer a Andrew por tudo que fez em vida.

E Andrew, com certeza, deve agradecer a seus amigos por tudo que fizeram por ele.

E a nós, cabe apenas fechar os olhos e abrir os ouvidos e o coração.





Um comentário:

  1. Mto bom o texto! Diz td que precisa sobre essa que foi uma das maiores bandas dos anos 90!!! Parabéns!

    ResponderExcluir