segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Rádios rock de São Paulo

Hoje estava assistindo à MTV e vi um clipe do Sepultura, Refuse/ Resist. Em determinada cena o Max Cavalera aparece com uma camiseta da 97FM. Se um garoto visse esse clipe hoje pensaria “-Mas que treco é esse, Sepultura com camiseta da 97FM?”

Pois é, a rádio 97 (FM 97,7) nem sempre foi o “Poperô” que é hoje. Nos anos 80 e começo dos 90 a rádio era referência para jovens que queriam ouvir um rock n’ roll de qualidade e sem firulas. Lá tocava-se de tudo. Rock inglês, Heavy, Classic, Garage, tudo o que você pensar.

Mais no começo do dial a 89FM começava a se destacar, comer uma parcela dos ouvintes da 97FM. A 89,1 (a rádio rock! – esse era o tag da rádio) teve um crescimento vertiginoso superando a rival em número de ouvintes e popularizando, ou ajudando a popularizar o rock no mesmo período 80/ 90.

A Brasil 2000FM ficava (ou melhor, fica) no final do dial com a freqüência de 107,3FM. Muito mais voltada para o underground a rádio teve seu período de glória na metade dos anos 90 nas mãos de Tatola e Roberto Maia que souberam “ouvir” a tendência da época e colocar com muita competência e irreverência programas que tinham a integração dos ouvintes como ponto alto. Hoje a rádio ainda existe, graças a Deus, mas sem a força daqueles anos.

A mais nova das rádios rock é a KissFm. No dial ela fica em 102,1 e é conhecida como a classic radio, que coloca em sua grade de programação rocks clássicos de todas as épocas do bom e velho rock n’ roll. Se bem que de vez em quando ouve-se um rockinho meia boca feito atualmente.

A 89 e a 97 morreram, fruto da incompetência de donos ou do próprio mercado, que engole pequenas audiências em frente a grande massa popular.

Sobrou a Kiss e a Brasil 2000, sabe-se lá até quando.

Um fator importante de destacar é a força da Internet nisso tudo. Apesar de ainda ser difícil de ouvir, devido a precariedade de nossas conexões telefônicas, existem diversas rádios que transmitem sua programação somente pela Net. É só fazer uma pequena busca pelo Google que logo acha-se rádios brasileiras e gringas transmitindo rock de todos os estilos.

Quando quero ouvir algo, uso a LastFM ou o wolfgangs vault. São muito bons, recomendo.

Seja pelo método tradicional ou pelos mais tecnológicos o importante é não deixar-mos de ouvir o clássico, e também as novidades do rock. Chega de funk carioca!

http://www.wolfgangsvault.com/

http://www.lastfm.com.br/

http://www.kissfm.com.br/

http://www.brasil2000.com.br/

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa, ouvi alguma coisa mas o que ouvi passou mais a impressão de uma Eldorado FM, muito certinha para ser "rádio rock?", aliás, rádios rock mesmo só aquelas que mencionei. Acho que nem a Kiss ou a Brasil ficam na lista pois são muito "quadradas"...

    ResponderExcluir