quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sabedoria

As origens da sabedoria

De onde vem a sabedoria? E o que realmente significa o saber?

Ao invocarmos a palavra sabedoria logo nos vem a mente pessoas velhas, quase monges, ermitãos.

Mas o que impede de um jovem ser sábio?

Sua pouca experiência de vida?

Ou a inquietude da idade que se traduz em atos e palavras ao vento, sem objetivo e propósito?

Ou o modo como olhamos as atitudes do jovem, denegrindo e desmotivando qualquer tentativa de mostra do seu saber, da sua experiência adquirida.

Os sábios sentem medo do novo? Do inesperado?

É engraçado como tenho visto diversos músicos antes colocados no pau de arara e que agora estão alçados a condição de gênios, sábios. A música deles continua a mesma, só está mais velha, escaldada pelo tempo.

Geralmente essa distorção de pensamento se dá pela crítica especializada. O público em geral olha com muita precisão o seu artista e dá o crédito corretamente quando sabe da genialidade, mesmo que oculta, do seu mestre.

Ok, nem sempre o gosto do público se traduz em qualidade, mas se olharmos para trás veremos que valores estabelecidos fizeram com que Beatles e Rolling Stones patinassem no início, e a sabedoria rebelde, quase anárquica daquela geração nos trouxe até aqui.

Tudo que nos tira da rotina, que nos força o raciocínio, tem  como poder imediato a nossa repulsa e nos força a criar barreiras que nos distanciem de tal novidade.

Nos resta então abrir a porta do SABER e nos imaginar dentro desse novo mistério, da novidade, do poder que está nos rodeando e que mais no futuro pode ser o velho novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário