terça-feira, 27 de abril de 2010

Soulfly - Omen


Uma das notícias mais pesadas e tristes que recebi do mundo da música foi a saída de Max Cavalera, do Speultura, em 1996. Para mim, fã de carteirinha não só da banda como de Max, aquilo parecia o fim. O fim da banda, o fim de Max, o fim de ver o Sepultura como a maior banda de metal do mundo.

Mas o tempo passou, o Sepultura seguiu seu caminho e Max também. E para a minha felicidade ambos seguiram bem, pelo menos musicalmente.

O Sepultura recrutou Derick Green e o americano adaptou-se perfeitamente à banda, lançando ótimos discos e segurando a onda nas piores dificuldades. Aprendi que o Sepultura está acima dos irmãos Cavalera.

Já Max montou o consagrado Soulfly. Uma banda de um homem só, que ao longo dos anos lançou sete discos e influenciou/ influencia milhares de jovens headbangers ao longo do globo.

Com um estilo peculiar de fazer metal, Max e o seu Soulfly nunca deixaram as raízes brasileiras de lado e esse lado “Roots” pode ser observado principalmente nos primeiros trabalhos da banda “Solfly” de 1998, “Primitive” de 2000 e “3” de “2002”. Depois disso Max foi pesando cada vez a mão nos trabalhos, como pode-se observar em “Prpphecy” de 2004 e principalmente “Dark Ages” de 2005, disco onde encontra-se uma fúria nunca vista em trabalhos do Soulfly (o meu preferido até aqui).

Em 2008 foi lançado “Conquer” que equilibra muito bem todos os estilos de metal apreciados por Max, pode-se ouvir sons de Doom, Grind, Punk, Hardcore, Melódico, tudo numa mesma cesta.

Agora, em 2010, Max e sua turma lançam “Omen”, disco que aponta o futuro do Metal. Apesar de ser um estilo quase imutável, é nítida a mudança de rumo que Max consegue com esse disco. Assim como estava fazendo com o Sepultura, Max faz com o Soulfly a transcendência do som, nada radiofônico, mas ao mesmo tempo obrigatório a todos aqueles que querem entender o futuro do som nesse século 21.

Max Cavalera sem querer muda os rumos do metal.

http://www.4shared.com/get/269721470/3ed5fe64/Soulfly_-_Omen.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Soulfly

www.soulfly.com/board_posts

http://blogdomaia.blog.uol.com.br/

Um comentário: