Quando se lembra de guitarras e Guns N’ Roses logo vem à mente Slash com sua cartola e seu cigarro no canto da boca. É meio lógico, pois o inglês sempre foi o showman ao lado de Axl, seus solos ficaram merecidamente marcados na história do rock e o figura continua na ativa, firme e forte.
Mas seria sem lógica de um desmerecimento sem comum esquecer de outro cara que mandava muito bem nas seis cordas dentro do Guns N’ Roses. Um guitarrista sereno, sempre de canto, mandando mega bases para que Slash deitasse e rolasse nos solos.
Nascido Jeffrey Dean Isbell, Izzy Stradlin é co-responsável por quase todos os mega hits do Guns N’ Roses. Saído de uma pequenina cidade do estado de Indiana para a Megalópole Los Angeles no meio dos anos 80, Izzy encontrou junto com Axl, Slash e companhia o caminho para o sucesso de forma meteórica. Junto ao sucesso muita droga, sexo e rock n’ roll.
Essa tríade o levou a um colapso e depois disso a abstinência das drogas pesadas. Foi nesse período limpo que Stradlin decidiu largar o Guns e puxar o freio de mão da sua carreira.
Coincidência ou não, depois da sua saída o Guns definhou até chegar ao ponto que todos sabemos.
Indiferente a tudo isso Izzy começou sua jornada solo, lançando discos em que o blues rock impera de forma ativa e viciante. É impossível ouvir apenas uma música do cara. Com sua voz rasgada e instrumental afiado, o guitarrista mostra porque fazia a diferença no Guns, mesmo não sendo o centro das atenções.
O maior hit da sua carreira solo veio logo no álbum de estréia “Izzy Stradlin and the JuJu Hounds”. “Shuffle it All” teve boa repercursão nas rádios e na MTV na época do lançamento (1992). Pode-se colocar também outra música de sucesso desse disco, “Somebody Knockin’”
Depois disso nunca mais visitou as paradas, porém nunca deixou de lançar discos, sendo o último de 2010 intitulado “Wave of Heat”.
Nos últimos tempos andou subindo ao palco com ex integrantes do Guns, sempre em separado! É possível encontrar vídeos dele em shows do Guns de Axl e com Slash e Duff.
Isso mostra que o cara realmente largou o barco por motivos pessoais e que continua mostrando ser o gente fina que transparece ser em suas músicas.
Abaixo seguem dois vídeos, o primeiro é o hit “Shuffle It All” e em seguida “Rollin Rollin” do seu mais recente trabalho.
P.S. Na minha humilde opinião, pelo seu trabalho no Guns considero Izzy Stradlin um dos maiores guitarristas base da história do Rock N’ Roll!
Mais infos, acessem: